Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas – FORMEPE constitui-se em 2002, com o objetivo de fortalecer e consolidar a linha de pesquisa Formação de Professores, do Departamento de Educação da UFV, visando abrir espaço para a criação do Programa de Mestrado em Educação, o que ocorreu em 2008.

O FORMEPE desenvolve pesquisas sobre a formação e as práticas de professores em diferentes contextos educativos, níveis e modalidades de ensino, bem como questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem e às práticas de avaliação. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo destaca-se a publicação das coletâneas: “Trilhas da docência: saberes, identidades e desenvolvimento profissional”, em 2008; “Formação e Trabalho Docente”, em 2013; “Demandas Contemporâneas na Formação de professores”, em 2013; “Formação, Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente”, em 2015. O dossiê “Formação inicial de professores e seus desafios”, publicado na Educação em Perspectiva, em 2013, foi da responsabilidade de membros do grupo.

O FORMEPE desenvolve seus estudos e pesquisas acerca das seguintes linhas:

  • Formação de professores;
  • Processos de aprendizagem e construção de saberes;
  • Representações sociais e identidade.

Acesse aqui o FORMEPE no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados